jueves, 11 de octubre de 2007

Hispanidad e outras ideias estúpidas...

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Amanhã é o dia 12 de Outubro dia da Hispanidad em Espanha e por isso feriado! No dia 12 de Outubro de 1492, Colombo chegou, pela primeira vez, ao continente Americano. Faz amanhã 515 anos. Os Espanhóis baptizaram como dia da Hispanidad por considerarem que foi esse o dia que permitiu Espanha se expandir. Por isso mesmo (e depois de matarem alguns índios pelo caminho) hoje em dia fala-se Castelhano em toda a América Central e quase toda a América Latina. O dia 12 de Outubro é também celebrado nos Estados Unidos (Columbus Day) e na América Latina com vários nomes (Día de la Raza, Día de las Culturas). Em Madrid faz-se sempre uma parada militar (ao estilo do 10 de Junho em Portugal).

E o que é que isso tem a ver comigo? É muito simples, como fui ver lojas a Badajoz já cá estou em Portugal para um fim-de-semana alargado! Bendito D. João II por ter mandado o Colombo para Castela!

Eu já não estou em Portugal e por isso os “vossos” feriados já não me dizem muito, mas nós podíamos criar alguns à imagem desta Hispanidad para relembrar não o que nós demos mas o que é que algumas descobertas nos trouxeram. Exemplos:

- Dia 1 Julho – Dia da Espetada com folha de Louro – Descoberta da Madeira (1419)
- Dia 22 de Janeiro – Dia do Vento e do Grog – Descoberta de Cabo Verde (1444)
- Dia 21 de Dezembro – Dia do Sálio – Descoberta de S. Tomé e Príncipe (1470)
- Dia 11 de Março – Dia das Anedotas sobre o Samora Machel - Descoberta de Moçambique (1498)
- Dia 17 de Abril - Dia da Chamuça - Descoberta do Caminho Maritimo para a Índia (1498)
- Dia 22 de Abril - Dia do Samba das Telenovelas e do Liedson - Descoberta do Brasil (1500)

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Gosto principalmente deste dia:
- Dia 22 de Janeiro – Dia (…) do Grog – Descoberta de Cabo Verde (1444)

Sei quem é que também deve ter gostado deste dia… os 3 grog´s!!!

Beijinhos para os grog´s :) :) :)

Beltrão dijo...

Grog? o que é isso? nem me lembro... :)