viernes, 14 de noviembre de 2008

Rastro

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
No passado fim-de-semana fomos ao Rastro. E o que é o Rastro? Nada mais nada menos do que uma feira da Ladra mas aqui em Madrid. As grande diferenças são que esta tem um nome mais “catchy” e, como aqui em Madrid não há nada para visitar para além de Museus e Discotecas, é vendido aos turistas como atracção. E de facto, tal como a nossa, vale a pena ir lá pelo menos uma vez na vida para pelo menos se poder dizer que não se voltará lá mais. O Rastro existe desde a idade média e está localizado mesmo no centro de Madrid, ao lado de um dos bairros mais conhecidos, a Latina.

Um dos primeiros inconvenientes do Rastro é que só existe ao Domingo de manhã... e quem é que quer acordar cedo ao Domingo de manhã? Bem.... se forem lá vão ver que realmente há muita gente que gosta de madrugar no dia do senhor.... porque o segundo inconveniente é mesmo estar apinhado de gente... mas apinhado mesmo como podem ver por esta foto....
.
Pai, como gostas deste tipo de feiras estava a pensar levar-te aqui quando viesses a Madrid... acho que ias adorar!

E o que é que se vende aqui? Ora esse é mesmo o terceiro inconveniente... De tudo um pouco... desde roupa, gadgets, malas, sapatos, muita coisa mesmo e tudo muito feio e com mau aspecto.... destaque para apenas duas tiendas. Uma que vendias espadas! No meio daquela gente toda vendia-se ali espadas de samurais.... lindo! quero ver se a moda da Finlândia pega qualquer dia anda para aí um pelo Rastro a decapitar pessoas.... e a outra lojita vendia jogos de consolas... incrível como podem ter as maiores novidades da PS3 a 45€ completamente selado enquanto numa loja normal vende-se a 69€....

Outra coisa espectacular que era numa praça lá ao lado era uma zona apenas dedicada a troca de cromos.... havia dezenas de homens com dossiers cheios de colecções de cromos para vender e centenas de míudos com uma pilha imensa de cromos a tentar encontrar aquele que faltava para completar a colecção! Podem ver aqui a foto em baixo...

Ainda me lembro quando ia com a minha mãezita ali ao lado da estação dos restauradores trocar os cromos para completar a caderneta do Mexico 86 . A diferença é que só havia um ou dois homens mal encarados e poucos cromos tinham. Lembro-me como se fosse hoje da minha mãe a insultar os homens sempre que eles não tinham os cromos que queríamos... bons tempos!

Vi também numa loja de restauros o Biblot prefeito para ter na casa de Torres Vedras mesmo à entrada... ainda pensei comprar para oferecer à minha sogra mas eram muito caros, ao lado estavam a saldar águias... mas quem é que terá o mau gosto de comprar isso?

PS1: já agora, e depois de lerem tanta chorrada, que se instruam um pouquito e fiquem a saber como é que apareceu o nome Rastro (esta também é a minha táctica para que a Raquel não queira lá voltar mais!). Entre 1500 e 1700 estiveram nesta zona 3 matadouros. Depois de mortas as vacas eram levadas para os corticeiros (é assim que se diz?) que eram lá mesmo ao lado, deixando um RASTRO de sangue... e foi assim que surgiu a palavra. Amor já não queres lá voltar pois não? Vai-te sempre parecer que estás a pisar o sangue das vaquinhas e vais estar sempre a ouvir o Mu! Mu! delas....

PS2: Sim Rui, tem bares por toda a rua e sim abrem cedo.

3 comentarios:

Anónimo dijo...

Só não te lembras de os homens que vendiam ou trocavam os cromos desaparecerem quando vinha um polícia.
Bons tempos, já lá vão mais de 20 anos.
Acho que o Tó vai querer ir já a Madrid para conhecer "O Rastro".
Beijinhos
caína

Antonio dijo...

Hummm, não tem tão mau aspecto como tu dizes.
Só de ver os leões fiquei entusiamado o que demonstra o bom gosto que até o madrilenos têm!
Por mim, fica combinado!
Da próxima vez, conta comigo, já que a Raquel poderá já não querer ir.
Mas para estar lá cedo! Pq de facto muita gente não dá.
Abre às 7:00?

Anónimo dijo...

Também fui aos Restauradores!!!

Bons tempos, sim...

7:00? Contem comigo mas eu vou directo, ok?

Abraço.