lunes, 6 de agosto de 2007

Bilbao - Reportagem

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Adorei conhecer Bilbao e San Sebastián. É tão diferente que parece mesmo que estamos noutro país. Ao contrário de Madrid é bastante montanhoso e muito verde, sendo talvez por isso, bastante mais fesco. No entanto, em San Sabastián ainda estiveram 32º, mais do que suficiente para a praia estar cheia, claro que não foi nada comparados com os 38º que se fizeram sentir aqui em Madrid no mesmo dia.

Em relação à viagem em si, cheguei lá e fui buscar o carro alugado. Deram-me um Volvo dos novos C30 que embora não seja muito giro anda que se farta, pedi também um GPS (acessório que não acho grande piada como futuramente hei-de escrever aqui) e lá fui eu em busca dos TRUs.

Para além do clima, outra das grandes diferenças que me deparei, foi a língua... aquilo é mesmo diferente de tudo. Eu pensei que ia encontrar uma língua +/- parecida com o Francês, tal como o Catalão, mas a verdade é que não tem mesmo nada a ver. Fui agora ver na Internet a origem e a verdade é que ninguém sabe, é um grande mistério. A hipótese mais válida é tratar-se de uma língua que surgiu nesta zona e que não evoluiu para outros povos, Por isso mesmo não descende de nenhuma outra.

Línguas à parte, peguei no carro e andei toda a manhã a ver as lojas. No total até à hora de almoço vi 5 lojas, 2 em Bilbao, 2 em Vitória e 1 em San Sebastián. O Almoço foi numa esplanada em San Sabastián mesmo ao pé da praia, espectacular! Só tenho pena não ter levado o fato de banho, mas ainda tirei uma foto com o telemóvel para vocês verem. A praia é muito gira e aconselho a todos a irem.

À tarde voltei para Bilbao e ia quase morrendo da estrada! Estava eu na auto-estrada a passar um tunel com 2 faixas mas só um sentido quando vejo diante de mim muito fumo e o que parecia ser um pneu no meio da estrada. O camião que estava um pouco à minha frente começa a travar mas não evita o pneu, passando por cima dele. Começa então a derrapar e acaba por ficar completamente virado perpendicular à estrada e a tapar o tunel... eu por sorte não ia depressa e consegui travar antes de bater nele, mas só a 1 metro. Felizmente atrás de mim não vinha o Osório (pela velocidade) ou o Félix (por ser distraído) e ninguém se magoou... De qualquer maneira foi um grande susto! (aqui têm a foto para perceberem melhor o que aconteceu...). Passado meia hora estava de volta à estrada a caminho de Bilbao para a última loja.

Depois de ver a última loja fui tentar ver um pouco de Bilbao e também achei muito giro! A cidade está muito limpa e tem um aspecto muito engraçado. Fiquei só um pouco desiludido com o Guggenheim porque estava à espera que fosse um pouco mais imponente... mas de qualquer maneira acho que vale a pena ir ver, nem que seja, por ser uma coisa diferente de tudo. Tive ainda tempo de ir a Portugalete ver a maior Puente Colgante do mundo! E perguntam vocês o que é uma ponte colgante?? Sinceramente nem sei explicar... há mesmo casos em as imagens são bem melhores do que as palavras...



E pronto.. foi tudo... cheguei a Madrid às 23h bastante cansado mas contente por ter conhecido um pouco mais de Espanha!

1 comentario:

Antonio dijo...

Vais ao Euskadi, e em vez de poderes morrer honrosamente com uma bomba, ias lerpando por causa dum pneu!
Rídiculo.