miércoles, 8 de agosto de 2007

Abaixo os GPS

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Tal como vos disse num post no outro dia, foi há uma semana em Bilbao que experimentei pela primeira vez um GPS. Correu tudo muito bem e fui direito às lojas sem me perder, no entanto, não consigo gostar desta invenção... mas vou explicar melhor as minhas razões:
- Homem vs Máquina: Com o GPS nós é que passamos a ser a máquina passando o GPS a ser a pessoa inteligente que nos dá indicações, tudo o que temos que fazer é obedecer. As nossas únicas variáveis são colocar a morada e decidir se quero que seja um senhor ou uma senhora a falar comigo. O que é mais ridículo é que há alguns que até nos controlam a velocidade, dizendo-nos para ir mais devagar... desculpem lá mas para isso Deus já inventou a mulher!
- Cria dependência: É muito giro quando funciona mas quando não o temos estamos perdidos. Ficamos a conhecer melhor uma cidade andando 1 semana sem GPS do que 1 ano com GPS.
- Deixa-nos mais burros: Deixamos de saber onde é o Norte e o Sul. Já não nos orientamos pelo Sol, limitamo-nos a colocar os dados numa máquina
- Fomenta o erro: Quando nos enganamos o GPS, em 1 segundo, desenha outro caminho. Uma pessoa com o GPS nunca se deveria enganar, no entanto, e mesmo que isso acontessesse a máquina deveria dizer “És mesmo burro! Já não te ajudo mais!” mas não... continua com a mesma voz simpática a indicar uma alternativa...
- Torna obsoletos os mapas: Qual é a piada de fazer uma viagem sem mapa? Que bom é começar a viagem com o mapa todo bonito e acabar já com ele todo vincado depois de nos ajudar a chegar ao nosso destino. O mapa é muito melhor para o nosso Ego!
- Diminui a comunicação entre povos: Com o GPS já não vamos ter o prazer de estar perdidos numa terrinha e pedir ajuda a um local, experiência essa que é sempre bastante divertida... Aposto que daqui a uns anos os nossos filhos já nem vão perceber o Sketch do Gato Fedorento do “siga recto recto recto”
- Costela de Navegadores: O que vai ser da nossa costela de navegadores com o GPS? Nunca teríamos sido os descobridores que fomos se tivessemos um GPS nas nossas caravelas! Tinhamos ido directos à Índia e estava feito.
- Convivio: Qual é a piada de chegar em 2seg a um destino? Não foi giro no outro dia andar a conhecer Madrid durante uma hora de carro? Podia até parecer que estavamos perdidos mas não... estava sempre tudo sobre controle!

Depois de todas esta razões tão válidas espero que não voltem a usar este invento!

1 comentario:

Anónimo dijo...

Acho que tens razão, mas com o GPS é muito mais pratico e rápido.
Até domingo ou segunda. Não te esqueças de tirar as medidas da sala.
Beijinhos. Caína