miércoles, 25 de julio de 2007

Ruau Cuel Ho

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Pois é... “isso” que vêem aí em cima é o meu nome! Ou mais concretamente como nuestros hermanos pensam que eu me chamo, isto porque o meu nome não é de facto nada Global. Embora exista em várias línguas (Juan, John, Jean, etc...) a sua versão Portuguesa é bastante complicada de dizer, senão vejamos:
- O ~ a maior parte dos países nem sabe que existe, pensam que é apenas um chapéu para o A não estar ao Sol;
- 3 vogais juntas para a maior parte dos países desenvolvidos do mundo é uma coisa nunca vista e só pode ser mesmo um erro ortogáfico.
- Pronunciar o ÃO é uma coisa só ao alcance dos PALOP, muitos povos tentaram mas nunca o conseguiram.

Juntando a isso tudo, vim parar a um país onde as pessoas têm o Castelhano como 1ª e 2ª língua (a 3ª é o Catalão) e não fazem o mínimo esforço para falar outra coisa que seja... No entanto e no caso do meu nome isto acontece em todo o mundo... os Ingleses, por exemplo, tratam-me como Djao Coelo...

Não pensem os meus pais que isto se trata de uma crítica, longe disso porque gosto bastante do meu nome, é apenas um desabafo...

...mas como é óbvio chateia um pouco quando ligo para o Toys R Us e tenho a seguinte conversa:
Eu: Hola buenas tardes quería hablar con Julián por favor.
Mulher: Con quien estoy hablando?
Eu: João Coelho de Mattel.
Mulher: Como? No hay comprendido.
Eu: Ruau Cuel Ho de Mattel!
Mulher: Ah, muy bien voy pasar.

Triste é que já me estou a converter a isso, mas é como dizem: Em Roma sê Romano.

6 comentarios:

Antonio dijo...

Pois, tenho que reconhecer que no baptismo do Ruau a globalização ainda não era o que é hoje.
A opção foi de facto um forte, decidido e muito patriótico JOÃO!!!
Lamento meu querido filho que as opções que tomaste te levassem tão longe da língua de Camões.
Mas para mim, Ruau, (he he he) até acho alguma piada.
E se quisres mudar o nome....... sente-te à vontade. (Garanto-te que a tua mãe não está a ler esta parte!!)

Nettalmeida dijo...

Carissimo Ruau

Só hoje tive tempo de apreciar o teu Blog em profundidade, acho a ideia brilhante, e está espectacular. Tenho me fartado de rir. Sabemos mais coisas tuas do que do resto dos amigos que estão a menos de 5Km!

Jamais te imaginei como criador de um Blog mas devo dizer que tens muito jeito.

Estás um verdadeiro emigrante, quando precisares de Sumol, Nestum, Chouriços ou pasteis de belém avisa que nós manda-mos e juntamos um autocolante para o teu carro a dizer "I Love Portugal!".

Aguarmos disponibilidade na Residencial Cuel Ho para te ir visitar, dizem que está muito Bom!

Beijinhos e Abraços
Pipas e Eduardo

PS: Conta comigo para o Futebol!

Diogo Osório Rodrigues dijo...

Sempre podes passar por esse grande músico de seu nome...Rão Kyao!

Anónimo dijo...

Não sabia que no "calendario chines" eras da familia do magnata Stanley Ho

Anónimo dijo...

esse torneio podia patrocinar a ADAI...

Beltrão dijo...

Muito bem, isto é que são comentários!

PAI: não preocupes que estou cada vez mais habituado ao Ruau, aliás até estou a pensar em chamar assim os meus filhos!

Casal Netto de Almeida: Podem mandar vir os chouriços e os Nestum quando quiserem! Quanto à Casa penso que a tenho disponivel no fim de Setembro! Mas como é para vocês podem vir quando quiserem.

Diogo: Agora é que eu percebo o meu nome! O meu pai tem todos os CDs dele!

Nada Santo: Visto desse prisma poderá ter algumas vantagens confesso... vamos ver se pega!

JP Lima: Eu proponho é que os jogadores da ADAI (aqueles que não desistem a meio) participem para ganhar os premios para a ADAI!