jueves, 6 de diciembre de 2007

Día de La Constitución

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Hoje é dia 6 de Dezembro, dia de la Constitución en España. Foi neste dia em 1978 que os "nuestros hermanos" aprovaram através de referendo a constituição Espanhola com mais de 80% dos votos a favor. Como podem imaginar não sei em detalhe esta constituição, até porque a minha querida professora Maria Helena Guimarães só me ensinou a Portuguesa. Sei que foi a partir daqui que os grupos nacionalistas espalhados por todo o país puderam escolher se queriam ser comunidades autónomas com governo, assembleia própria e tribunais regionais (como o País Basco e a Catalunha). Já agora, só por curiosidade a contituição foi finalmente rectificada no dia 29 de Dezembro, 1 ano antes de eu nascer! Era para ser dia 28, mas como esse é dia das Bromas (piadas) eles não quiseram. (mais tarde hei-de desenvolver esse tema do dia 28 de Dezembro)

De qualquer maneira o que eu acho que devemos reter nesta informação é que é feriado! (pois é mais um!!!) e que por isso estou em Lisboa a fazer ponte! Já não vinha há 1 mês, foi a minha ausência mais longa de Portugal, desde que comecei esta nova aventura en España!

No hay comentarios: