viernes, 2 de mayo de 2008

2 de Mayo

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Esta Sexta-feira é feriado em Madrid pelo 200º aniversário da revolta em Madrid contra os Franceses.

Um pouco antes disto acontecer no Tratado de Fontainebleau - 27 Outubro 1807 - Espanha tinha-se tornado aliada de França passando a ter como inimigos Inglaterra e Portugal. O objectivo era que os Nuestros Hermanos ficassem com Portugal enquanto os franceses se limitavam a preocupar com os Ingleses, mas o plano correu mal! É que o que os Espanhóis não estavam à espera era que os Franceses viessem até Espanha “ajudar” a conquistar Portugal. A ajuda dos franceses foi começar a deixar tropas em todas as cidades espanholas, pois o plano deles afinal não era ajudar os Espanhois mas sim controlar toda a península Ibérica começando por conquistar Espanha. Assim sendo faz então esta sexta-feira, 200 anos que Madrid se revoltou contra esta ocupação Francesa, dando início a uma guerra que durou até 14 de Abril de 1814. Durante a guerra os espanhóis perderam mesmo a independência e foram governados por José I, irmão de Napoleão. Só recuperaram a coroa em 1814 com o Rei Fernando VII. Foi também durante esta guerra que muitas colónias Espanholas iniciaram o seu processo de independência.

Esta revolta deu origem a um dos quadros mais conhecidos de Goya - La carga de los mamelucos en la Puerta del Sol - e que está no Museu do Prado. Os mamelucos são mercenários egipcios que lutavam do lado de Napoleão.

Originou também um monumento, o oblisco de 2 de Mayo que está na Plaza da Lealtad também mesmo ao lado do Museu do Prado.

Pronto só para não dizerem que eu só falo de Despedidas de Solteiro!

1 comentario:

Alexandr3 dijo...

Uma valiosa lição de história. é por isso que este blog é tão interessante. Tão depressa nos mostra um tipo selvagem a beber cerveja, como alguem sensível preocupado em saber a história do seu pais de acolhimento.